Dúvidas de Manutenção
Está com dúvidas a respeito de manutenção, conserto
e reparos do imóvel locado:
Há
itens dentro do imóvel que sofrem desgaste com o uso do dia a dia. A
parte de manutenção, reparos e consertos provenientes de desgaste de uso são de responsabilidade do locatário e com a manutenção periódica você garante
que o imóvel mantenha suas características originais, bem como a qualidade de
vida de seus moradores.
1- RESPONSABILIDADE
DOS INQUILINOS:
Limpezas,
manutenções preventivas e preditivas, instalação ou troca de itens que são
facilmente substituídos e/ou podem ser retirados ao término do contrato:
A. Troca de
lâmpadas, instalação de soquetes e luminárias;
B. Troca de miolos
de fechadura;
C. Troca de
resistência ou desobstrução de chuveiros;
D. Instalação/substituição
de assentos sanitários;
E. Dedetização em
caráter preventivo ou corretivo;
F. Manutenções
preditivas de ar condicionado, aquecedores, eletrodomésticos e
eletroeletrônicos em geral (troca de pilhas, filtros, mangueiras,
flexíveis, diafragmas, limpeza, regulagem, gás da geladeira, desligamento
correto e etc.);
G. Limpeza de
calhas, caixa de gordura, caixa d’água e telhados;
H. Entre outros
reparos que você pode ver no manual do locatário no link abaixo.
2- Manutenções de
itens de uso contínuo e reparos de problemas ocasionados pelo desgaste natural
dos componentes do imóvel:
A. Mau funcionamento de torneiras, sifões, registros, duchas higiênicas e descargas (reparos em válvulas e acionadores);
B. Vedação
ineficiente de pias, cubas e vasos sanitários;
C. Ralos, vasos sanitários,
pias e tanques entupidos;
D. Mau funcionamento
e vedação ineficiente de box;
E. Manutenção de
falha no rejunte de pisos e azulejos;
F. Mau funcionamento
de tomadas, interruptores, pontos de luz;
G. Manutenção de
eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
H. Manutenção de
móveis com a funcionalidade comprometida ou estufamento;
I. Mau funcionamento
de cortinas e persianas;
J. Mau funcionamento
de portões externos;
K. Manutenção de
cortinas de vidro;
L. Queima e
substituição de um novo chuveiro.
1- RESPONSABILIDADE
DOS PROPRIETÁRIOS:
Problemas
provenientes da estrutura e instalações internas que afetam a habitabilidade
e/ou colocam em risco a integridade do imóvel e dos moradores:
A. Infiltrações
estruturais (desde que não sejam feitas por instalações erradas do inquilino ou
mesmo por não conservação adequada durante o período da locação);
B. Vícios ocultos;
C. Problemas
hidráulicos que necessitem quebra de paredes (consertos em tubulações e troca
completa de registros gerais ou válvulas);
D. Problemas na
fiação elétrica e no quadro de força, desde que os danos não sejam mau uso, por
exemplo, sobrecarga;
E. Telhado e
estrutura, desde que não seja mau uso.
Importante:
· O locador jamais
poderá ser responsabilizado por acidentes ou prejuízo no imóvel, seja pessoal
ou material que o(a) locatário(a) ou terceiros venham a sofrer em razão do uso
do imóvel locado ou provenientes de fatos da natureza tais como: enchentes,
raios, vendavais, furto/roubo, depredação e etc.
· Qualquer
anormalidade que porventura venha a surgir no imóvel, no tocante a solidez de
sua construção ou uso de suas partes componentes, deverá ser comunicada
imediatamente por escrito pelo LOCATÁRIO a sua ADMINISTRADORA, a omissão do
locatário pela não comunicação por via ticket das anormalidades, passarão a ser
de sua inteira responsabilidade, inclusive custos materiais e mão de obra; e o
proprietário fica desde já autorizado a realizar os reparos e o(a) locatário(a)
reembolsar os custos.
· Caso a natureza
da manutenção seja estrutural você deve fazer o
orçamento e laudo técnico do possível dano e passar via ticket na
área do locatário, a imobiliária vai apresentar ao proprietário. Após o
aceite do proprietário, o locatário deve solicitar a realização do serviço e o
valor que você pagar será reembolsado no valor do aluguel, mediante a
apresentação de recibo/nota.
2- BENFEITORIAS
QUE PODEM SER NEGOCIADAS COM OS PROPRIETÁRIOS:
Melhorias
que agregam valor, usabilidade ou segurança ao imóvel:
A. Envidraçamento de
sacada
B. Troca de piso
C. Instalação de
redes de proteção
D. Pintura
E. Chaves de portas
internas e instalação de chave tetra
F. Instalação de
móveis
G. Troca do modelo e
voltagem de tomadas
H. Reforço elétrico
para maior suporte de equipamentos e adequação de normas vigentes
I. Instalação de ar
condicionado
J. Instalação de
pressurizador para maior vazão hidráulica
K. Desobstrução de
conduítes para instalação de TV e internet
Porém é importante lembrar que qualquer benfeitoria, mesmo que necessária ou útil, deve ser autorizada pelos proprietários, e caso contrário os inquilinos devem restabelecer o estado original do imóvel ao término da locação.

A higienização do ar-condicionado é uma tarefa fundamental para o seu bom funcionamento, uma vez que a falta de limpeza do mesmo, pode fazer com o que seu aparelho diminua a capacidade de refrigeração, aumente o consumo de energia e comece a emitir ruídos, além de ser prejudicial a sua saúde.
Por isso, a limpeza do ar-condicionado faz parte dos cuidados preventivos que você precisa ter e deve ser feita regularmente. Dessa forma, preparamos um calendário de limpeza para facilitar a sua rotina. Olha só:
Uma vez por semana:
Com o intuito de conservar sua saúde e também a do aparelho, o ideal é que, ao menos uma vez por semana, a limpeza do filtro seja realizada, para evitar o acumulo de poeira e não interferir no funcionamento do aparelho.
A cada seis meses:
A limpeza semestral de seu aparelho deve contar com a higienização completa do aparelho.Conte com ajuda de um profissional especializado.
(temos indicação de profissional: Abra um ticket direcionado ao setor de manutenção e solicite)
Quem paga pela manutenção e preservação do Ar-condicionado?